KUARUP - ritual indígena do Xingu poderá se tornar manifestação da cultura nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Débora Schuch/Funai 

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A cerimônia do Kuarup, ritual indígena do Xingu, em Mato Grosso, poderá se tornar manifestação da cultura nacional.

Um projeto de lei com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura esta semana, e segue para sanção presidencial.

Com origem na Câmara dos Deputados, a proposta recebeu parecer favorável do relator, senador mato-grossense Wellington Fagundes, do PL.

O Kuarup reúne diversas etnias do Alto Xingu e é realizado entre os meses de agosto e setembro no Parque Nacional do Xingu, no norte de Mato Grosso.

No ritual, são abordados temas profundos e universais, como a morte e o luto, ao mesmo tempo em que se homenageia a memória de entes queridos.

Essa alternância entre momentos de luto e celebração da vida reflete a filosofia indígena de que a continuidade da existência e a convivência harmoniosa em comunidade são essenciais após a perda de entes queridos.

O auge da cerimônia acontece quando troncos de árvore são lançados simbolicamente na água, representando a despedida, a transformação e a transcendência.

Para Wellington Fagundes, o reconhecimento do Kuarup como expressão genuína da cultura nacional é uma forma de valorizar e preservar as contribuições dos povos originários à cultura e à sociedade brasileira contemporânea.

Segundo ele, a medida também “estimula o diálogo intercultural que enriquece a convivência e a compreensão mútua entre os diversos grupos que compõem o tecido social do país”.