Justiça manda Governo de Mato Grosso construir cadeia pública em Alto Taquari

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou recurso interposto pelo Ministério Público do Estado que obriga o Governo de Mato Grosso a construir Cadeia Pública no município de Alto Taquari.

 

Conforme prevê a Lei de Execução Penal, a unidade prisional deverá ser capaz de manter presos provisórios até a sentença penal condenatória com trânsito em julgado.

A decisão do Tribunal de Justiça reforma sentença proferida em primeira instância no ano de 2014.

 

À época, o juízo fundamentou que o dever estatal de prestar segurança pública constitui prioridade a ser exercida pelo Poder Executivo, não podendo o Judiciário ordenar a construção de cadeia pública, sob pena de violar o princípio da separação dos poderes e as regras orçamentárias.

O Ministério Público apelou da sentença alegando que, segundo a Constituição, compete ao Estado a manutenção e conservação da estrutura carcerária, bem como que a omissão e afronta à legalidade possibilita ao Poder Judiciário determinar a sua execução, não implicando em violação ao princípio da separação dos poderes.

 

Ainda segundo o apelante, com a ausência de unidade prisional em Alto Taquari, os presos provisórios são enviados para Alto Araguaia, fato que afronta diversos princípios jurídicos e causa superlotação no presídio da cidade vizinha.

 

 Em seu voto, o relator Gilberto Lopes Bussiki destacou que, ao determinar a construção da Cadeia Pública, o Poder Judiciário não está invadindo competência administrativa.  

"A situação se arrasta há mais de uma década, havendo tempo mais que suficiente para o administrador planejar, incluir verba necessária no orçamento e executar a obra", ressaltou o magistrado.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.