Justiça concedeu mais de 6.000 medidas protetivas para mulheres este ano em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Yaponira Cavalcanti.

Texto do áudio:

Até este mês de maio, a Justiça de Mato Grosso concedeu seis mil 253 medidas protetivas de urgência para mulheres de todo o estado.

Solicitações desse tipo continuam crescendo e são confirmadas pelos registros policiais.

De acordo com levantamento da Polícia Civil, no primeiro quadrimestre deste ano foram registradas 13 mil 872 ocorrências de crimes contra vítimas do sexo feminino, sendo que das 22 tipificações elencadas pelo órgão, 15 apresentaram aumento se comparado ao mesmo período do ano passado.

O número de medidas protetivas de urgência registradas em menos de cinco meses deste ano, representa 42% do total notificado em todo o ano de 2022, quando a Polícia Civil registrou 14 mil 893 pedidos.

No ano passado, dois mil 198 agressores descumpriram as medidas protetivas. Dos crimes cometidos contra a mulher, que apresentaram aumento no estado, alguns chamam a atenção.

Como o de perseguição, que é quando o suspeito persegue a vítima reiteradamente e por qualquer meio, ameaça sua integridade física ou psicológica e ainda restringe o seu direito de ir e vir.

Ao todo, este ano, 490 mulheres afirmaram estar sendo perseguidas pelos agressores.

São 100 vítimas a mais que no mesmo período do ano passado, quando foram 390 notificações.

Do total de registros de crimes contra mulheres, nos primeiros quatro meses deste ano, três mil e 300 foram em Cuiabá.

O número de feminicídios chama atenção na Capital, já que em 2022 uma mulher foi vítima desse crime, contra três casos registrados este ano.