| Junto com resto do país, Mato Grosso começa aplicação da vacina bivalente contra a covid-19.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso começou a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 na segunda-feira.
A meta do Estado é vacinar setecentas e 86 mil novecentas e noventa e uma pessoas.
Conforme cronograma de vacinação, devem ser imunizadas na primeira fase da primeira etapa as pessoas com idade a partir de 70 anos, indígenas, quilombolas, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, também a partir de 12 anos, e seus trabalhadores, ribeirinhos, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.
Já na segunda fase desta etapa, vão ser contempladas pessoas com idade entre 60 a 69 anos.
Na terceira fase, vão ser imunizadas as gestantes e puérperas. Na quarta e quinta fase, receberão a vacina os trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, respectivamente.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca que os municípios que já receberam as doses devem definir a estratégia de vacinação para alcançar o público alvo estipulado pelo Governo Federal.
Já de acordo com o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Mello, a vacina bivalente foi criada para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.
Na região metropolitana, Cuiabá deve começar nesta quarta a aplicação do novo imunizante nas Unidades Básicas de Saúde. Já Várzea Grande deu início a vacinação na segunda-feira.