Juiz prorroga quarentena por mais 14 dias em Cuiabá e VG e multa prefeito da capital por “corpo mole”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Diante do aumento das mortes e casos da Covid-19, o juiz da Vara da Fazenda Pública, José Luiz Leite Lindote, determinou na noite desta quinta-feira, a prorrogação da quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande por mais 14 dias.

 

Com a decisão, o comércio segue fechado nas duas maiores cidades do Estado até o dia seis de agosto, para evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus na Região Metropolitana. 

 

Lindote explicou que nas três decisões tomou sempre exigiu o distanciamento social com a manutenção apenas dos serviços essenciais abertos.

Ele alertou para o excesso de festas familiares e cobrou rigor das forças de segurança para conter o aumento da pandemia.


Os dois municípios foram classificados como de risco alto de contaminação pela Covid-19, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta quinta-feira.

 

O juiz decidiu ainda aplicar uma multa ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, no valor de 200 mil reais, e ao secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales, em 100 mil reais, ambas por descumprimento de decisão judicial.

 

Lindote considera que o prefeito faz “corpo mole” na fiscalização de aglomerações, funcionamento do comercio e de outros atos de desrespeito a quarentena.

 

Cuiabá e Várzea Grande estão em quarentena coletiva obrigatória desde 22 de junho, quando o juiz José Luiz Leite Lindote determinou que os prefeitos cumprissem o Decreto Estadual que prevê uma série de medidas restritivas para municípios de risco alto ou muito alto de contaminação pelo coronavírus.

 

A decisão do magistrado está valendo desde a meia noite desta sexta-feira.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.