Judiciário auxiliou a preservar a vida de mais de 5 mil mulheres vítimas de violência

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TJMT

Por Angela Jordão | Rádio TJ - Cuiabá

Texto do áudio:

O Poder Judiciário de Mato Grosso já preservou a vida de mais de 5 mil mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do aplicativo “SOS Mulher – Botão do Pânico Virtual”.

No período de junho de 2021, quando a ferramenta foi criada, até o início do mês de outubro, a Justiça Estadual recebeu o pedido de socorro de aproximadamente 5.400 mulheres dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.

A Justiça deferiu 5.011 pedidos do botão do pânico feitos por vítimas que já têm medida protetiva contra agressores.

Somente em 2022, já foram julgados 3.368 pedidos de botão do pânico, enquanto os primeiros seis meses de 2021 foram registrados 2.024 pedidos protocolados.

Os dados são da Polícia Judiciária Civil (PJC), parceira do Poder Judiciário no combate e o enfrentamento à violência doméstica.

O aplicativo Botão do Pânico está disponível nos municípios onde há unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp.

Desde sua criação, o aplicativo já passou por várias inovações e aperfeiçoamentos, como a concessão da autonomia de delegados e delegadas para analisar e conceder o uso do Botão do Pânico Virtual por cinco dias, até que o juiz da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher julgue o pedido.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas PlayStore e AppStore nos telefones e tablets. Para acessar o site, Medida Protetiva On-line basta digitar na barra de navegação do site o endereço sosmulher.pjc.mt.gov.br/.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.