| Jayme cobra ao Governo Federal mais atenção à segurança na fronteira do Brasil em Mato Grosso.mp4.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Agência Senado
Por Vinícius Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
O senador Jayme Campos pediu aos ministros José Múcio, da Defesa, e Flávio Dino, da Justiça, ‘segurança diferenciada’ para o combate ao crime em Mato Grosso.
O estado tem mais de 750 quilômetros de ‘fronteira seca’, além de sua imensa extensão territorial. Por esse motivo, Jayme relatou que as cidades sofrem com as ações de criminosos.
A fala em do senador em plenário, aconteceu depois do ataque à cidade de Confresa, no ultimo domingo, prática conhecida como ‘novo cangaço’.
Jayme Campos levou o assunto ao conhecimento dos demais senadores, já que a ação dos criminosos obrigou o fechamento de fronteira dos estados de Tocantins, Pará e Goiás.
O senador disse esperar que o governo federal possa apresentar “uma nova visão de segurança” para Mato Grosso.
Ele ressaltou que, no caso da fronteira com a Bolívia, há pouca presença das Forças Armadas, para combater o narcotráfico
O senador Jayme Campos também informou ao plenário que a necessidade de atuação mais contundente do Estado brasileiro na fronteira vai ser debatido na Frente Parlamentar de Defesa das Fronteiras Brasileiras.
Recém criada, a Frente deve ser instalada nos próximos dias. O senador mato-grossense lembrou que 11 estados fazem faixa de fronteira com alguns países.