| “Janeiro Roxo” - Deputado cobra políticas públicas de enfrentamento à hanseníase em Mato Grosso.mp3 |
Foto: Divulgação
Por: Jurandir Antônio/ Voz: Yaponira Cavalcanti
O Estado de Mato Grosso ocupa, de forma reincidente, o primeiro lugar no Brasil em casos de portadores de hanseníase.
Em alerta ao grave problema de saúde pública, o deputado estadual Dr. Eugênio, do PSB, cobrou do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a necessidade urgente de implementação de políticas públicas efetivas, em parceria com os municípios, para reverter esse quadro.
O deputado lembrou que estamos em pleno “Janeiro Roxo”, campanha nacional de conscientização, combate, prevenção e enfrentamento à hanseníase. Doença milenar, crônica que tem cura, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos.
“Mato Grosso carrega o título de campeão nacional de hanseníase. Um estado tão rico de estatísticas tão desastrosas que podem ser sanadas com políticas públicas efetivas no combate à doença”, cobrou Dr. Eugênio.
O parlamentar alerta que a hanseníase quando não tratada ou tratada tardiamente, causa incapacidades e deformidades.
“São sequelas que podem ser responsáveis pela exclusão de muitos trabalhadores do mercado e convívio social”, afirmou o deputado.
Dr. Eugênio destacou que é importante o Governo do Estado desenvolver um trabalho de força-tarefa não só para o tratamento, mas para prevenção da doença desde os primeiros estágios.