Janaina lamenta veto de Mauro e afirma que distribuição de absorventes em escolas não vai gerar grande custo para o Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcos Lopes | reprodução ALMT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes vetou integralmente o Projeto de Lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes em escolas públicas estaduais.

O projeto foi apresentado em 2020, pelo deputado já falecido Silvio Fávero, com coautoria da deputada Janaina Riva.

O projeto criava o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos no Estado, assegurando o fornecimento de absorventes para as alunas da rede pública de ensino, visando a prevenção e riscos de doenças, bem como a evasão escolar.

A deputada Janaina Riva lamentou o veto do governador ao projeto e disse que existem relatos de jovens que utilizam meios não recomendados para conter a menstruação.

Sonora: Janaina Riva

No veto, Mendes afirma que a proposição é inconstitucional por não apresentar estudo e previsão de impacto orçamentário. Mendes ressaltou ainda que “o projeto de lei pode impactar negativamente o orçamento público do Estado”.

Por sua vez, Janaina garantiu que a proposta não vai gerar um grande custo para o governo, a parlamentar disse que pretende trabalhar para derrubar o veto na Assembleia Legislativa e colocar em prática o projeto que visa reduzir a chamada “pobreza menstrual”. 

Sonora: Janaina Riva

Para embasar a defesa do projeto, a deputada usou o exemplo do preservativo gratuito, distribuído pelos postos de saúde. Ela argumenta que a menstruação é um ato involuntário e quando ocorre, muitas adolescentes não têm condições de comprar nem mesmo o absorvente.

Sonora: Janaina Riva

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.