Intermat explica o passo a passo para comprar um imóvel rural

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Antes de adquirir um imóvel rural é necessário verificar a legalidade da área para diminuir os riscos de se fazer um mau negócio.

A dica é do Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso, que esclarece medidas básicas a serem tomadas antes de negociar a compra de uma terra.

Conforme o presidente, Francisco Serafim, o passo a passo de checagem de informações para se fazer um negócio seguro inclui, principalmente, buscar informações junto ao Cartório e Registro de Imóveis.

Serafim afirma que, para uma área ser vendida, é necessário que esteja registrada em conformidade com a legislação, com posse pacífica e deve ser exigido o georreferenciamento.

Uma dúvida frequente é quanto à possibilidade de desmembramento da área.

Mesmo com a titularidade averiguada e o registro legal do imóvel junto ao cartório, antes de comprar é necessário confirmar a legalidade da divisão da área em frações menores.

O desmembramento de um imóvel rural deve sempre obedecer a Fração Mínima de Parcelamento fixada para cada município, e que deve obedecer a regra de que o imóvel original permaneça com, ao menos, a área mínima fixada por Lei Federal.

Também entre os passos essenciais para a aquisição de imóvel rural, segundo o Intermat, estão a solicitação do Histórico completo do imóvel, comprovar a origem do título, verificar quem está vendendo a área e confirmar a localização.

O Intermat destaca que a maioria dos cartórios oferece a busca por certidões pela internet, sem a necessidade de ir até o local.

A busca pode ser feita pela Central Eletrônica de Integração e Informações dos serviços Notariais e Registrais de Mato Grosso, após cadastro.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.