Intermat começa a regularização de mais de 1.700 imóveis rurais em seis municípios mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Michel Alvim - Secom/MT 

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso, iniciou o processo de regularização fundiária de mil 709 propriedades rurais nos municípios de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Novo Mundo, Poconé, Poxoréu e Rosário Oeste.

A ação faz parte de um esforço abrangente para regularizar terras no Estado e garantir segurança jurídica e maior estabilidade às famílias beneficiadas.

O trabalho é viabilizado por um investimento de dois milhões de reais provenientes de recursos do Governo Federal.

Com as ordens de serviço já sendo emitidas, mais de 96 mil hectares serão regularizados.

O objetivo da regularização fundiária é garantir a titularidade dos imóveis e permitir que as famílias acessem direitos fundamentais, como crédito rural e melhorias nas condições de vida.

Além disso, a regularização contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões envolvidas.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim, destacou que essa ação terá um impacto direto na vida de vários mato-grossenses e explicou que o órgão está comprometido em acelerar o processo para que os benefícios cheguem rapidamente às comunidades.

Segundo o Instituto, o processo envolve etapas como medição dos terrenos, análise de documentos e, finalmente, a emissão das escrituras definitivas.

O Governo de Mato Grosso já investiu mais de 87 milhões de reais na regularização de 18 mil 930 imóveis urbanos e rurais no Estado nas modalidades gratuita e onerosa.

Os documentos entregues de forma gratuita já vêm registrados em cartório.