Indice_de_Confianca_do_Consumidor_recua_29_pontos_em_maio_segundo_FGV_.mp3 |
Radioagência Nacional - Raquel Júnia
A Intenção de Consumo das Famílias caiu pelo terceiro mês consecutivo.
A queda registrada em maio em relação ao mês de abril foi de1,7%. O índice atingiu 94,6 pontos.
A retração acumulada nos últimos três meses já é de 4%, embora tenha havido aumento de 8,6% em relação a maio do ano passado.
O índice foi divulgado, nesta quinta-feira (23), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com a confederação, a queda é explicada pela falta de confiança das famílias na recuperação do mercado de trabalho e da economia.
Embora o primeiro bimestre tenha refletido melhores expectativas, a CNC destaca que, como o desemprego tem crescido, e, além disso, inflação e juros continuam altos, essa expectativa não se confirmou.
Entre os componentes do índice que mais contribuíram para o resultado negativo estão exatamente a perspectiva profissional, que registrou menos 3% e o momento para duráveis, com resultado negativo em 2,7%.
O único componente positivo foi o nível de consumo atual, com crescimento de 0,4%.
Na análise sobre as regiões, apenas no Centro-Oeste, as famílias se mostraram dispostas a ampliar o consumo, com uma leve alta em relação a abril, de 0,1%.
A maior queda foi registrada na região Sudeste, com desempenho negativo de mais de 3%.
Também em relação às faixas de renda, a disposição de consumo caiu em todos os segmentos.