Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso completa 100 anos e recebe homenagem da Câmara de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Saícuá Rádio News

Os 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso serão comemorados na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, em sessão especial na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

 

De autoria dos vereadores Luiz Claudio, do Partido Progressista, e Toninho de Souza, do PSD, a homenagem é um reconhecimento a importância da mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais no estado.

 

Para Toninho de Souza, que no momento ocupa vaga de deputado estadual, o objetivo da sessão especial é reconhecer e dar publicidade ao trabalho realizado pelo Instituto, que tem importante papel na preservação da memória cultural de Mato Grosso.

 

“Atualmente, a instituição é dona de um dos maiores acervos abertos a pesquisa. A sociedade precisa saber disso e a comunidade escolar necessita transformá-lo em extensão da sala de aula”, salienta o parlamentar.

 

A instituição que completou 100 anos é presidida pela historiadora, professora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira.

 

Ela diz que, ao longo dos seus 100 anos de existência, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso tem oferecido expressiva contribuição, seja por ter acumulado um acervo bibliográfico e documental de extrema relevância, ou por terem seus associados pesquisado e publicado textos e obras referentes a Mato Grosso de grande valor.

 

“Estamos à disposição da sociedade, da rede de ensino, das universidades e daqueles que são apaixonados pelos saberes”, concluiu a professora Elizabeth.

 

Para mais informações acesse o site oficial do Instituto Histórico, www.ihgmt.com.br, que proporciona uma vasta pesquisa online.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.