| 04 INPE aponta redução em 50% das áreas sob alerta de desmatamento em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Sema M
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Mato Grosso registrou, entre agosto de 2025 a janeiro de 2026, o menor número de áreas sob alerta de desmatamento dos últimos 10 anos, totalizando 321 quilômetros.
Os dados são do Deter, Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e foram divulgados na última semana.
De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício, Alex Marega, se comparado ao mesmo período do ano passado, a redução foi de 38%.
De acordo com o Inpe, o pico de áreas sob alerta de desmatamento dos últimos seis meses de cada ano foi registrado em 2023, com mais de mil quilômetros quadrados.
Em 2024 caiu para 448, em 2025 subiu para 516 e agora, em 2026, caiu para 321.
Para Marega, a redução é uma demonstração de que a estratégia adotada pelo Governo de Mato Grosso tem se mostrado eficaz no controle do desmatamento.
O secretário destaca ainda que instrumentos complementares implementados no estado, como os mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais e outras iniciativas de valorização da floresta em pé, reforçam a política de conservação ao criar mecanismos para a manutenção da vegetação nativa.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina