Seminário vai debater o futuro do Rádio em Barra do Garças e Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Joédson Alves/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio

Mato Grosso volta a sediar, em 2026, o Seminário Mato-grossense de Rádio, evento que tem o objetivo de fortalecer o rádio como meio de divulgação de informações, cultura e entretenimento e avaliar o papel do rádio diante das novas mídias.

O Seminário chega a sua sexta edição com o tema “Metaformose – O Rádio supera os 100 anos no Brasil mais atual do que nunca”. 

Este ano, o evento será realizado em dois momentos, em diferentes cidades, dia 27 de março, em Barra do Garças, para atender o público da Região do Araguaia, e nos dias nove e 10 de abril em Cuiabá.

A programação incluí palestras, oficinas e apresentações culturais. Entre os temas em debate, está o uso da IA, inteligência artificial no rádio. 

O evento é gratuito e voltado para profissionais que atuam em emissoras de rádio, técnicos, radialistas, locutores, jornalistas e estudantes de comunicação. 

O VI Seminário Mato-grossense de Rádio é organizado pelo Mutirum Instituto, com apoio da Sedec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, e Assembleia Legislativa, por meio de emenda parlamentar do deputado Lúdio Cabral, do PT. 

Segundo o membro da comissão organizadora do evento, jornalista Jurandir Antonio, o seminário será um espaço de debate sobre as profundas mudanças no meio rádio nos últimos anos.

Ele destacou que Mato Grosso vai receber os principais nomes nacionais que estão discutindo o futuro do rádio no Brasil.

Em Cuiabá, o Seminário de Rádio será no auditório do TRT, Tribunal Regional do Trabalho, parceiro da sexta edição do evento.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina