| Inmetro alerta pais para os cuidados na hora de comprar o material escolar.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, orienta os pais e responsáveis pelos estudantes que procurem o selo de identificação da conformidade nos 25 produtos que estão na listagem de regulamentação do órgão, na hora de comprar o material escolar para o ano letivo de 2020.
Segundo o órgão, os pais devem evitar comprar no mercado informal, porque não há garantia de procedência e também para evitar produtos que ofereçam risco à saúde das crianças, como substâncias tóxicas que podem ser levadas à boca, ingeridas ou inaladas, ou causar acidentes por meio de bordas cortantes ou pontas perigosas.
Além disso, devem procurar sempre a indicação de faixa etária, adquirindo artigos de acordo com a idade dos filhos.
De acordo com a engenheira Millene Cleto da Fonseca, pesquisadora do Inmetro e responsável pela regulamentação de artigos escolares, os pais e responsáveis devem guardar a nota fiscal do produto, porque ela é a comprovação de origem do artigo e poderá ser utilizada para fazer a troca no caso de problemas de segurança ou qualidade.
No caso de ocorrência de acidentes envolvendo algum produto do material escolar, o consumidor deve relatar o fato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, explicou Milena.
Caso o consumidor encontre produtos escolares sem o selo de conformidade em alguma loja, pode denunciar essa ocorrência à ouvidoria do Inmetro pelo telefone gratuito 0800 285 1818, ou no site do Inmetro.
Entre os 25 artigos escolares regulamentados pelo Inmetro estão o apontador, caneta esferográfica, lápis, marcador de texto, compasso, esquadro, estojo, massa de modelar, lancheira e tesoura de ponta redonda.