| INMET emite alerta e diz que onda de calor em MT pode provocar mortes.mp3 |
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A forte onda de calor que Mato Grosso enfrenta nos últimos dias fez o Instituto Nacional de Meteorologia, emitir um alerta de ‘Grande Perigo’ válido até a próxima sexta-feira.
O INMET alerta para a possibilidade de hipertermia e, consequentemente, risco de morte, devido ao registro de temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
O quadro de hipertermia se dá quando a temperatura corporal sobe além dos 40º C, o que pode comprometer ou até mesmo levar à falência de órgãos.
Em Mato Grosso, 88 cidades sofrem com as temperaturas severas, que só devem dar trégua na segunda quinzena de outubro, com a chegada de chuvas mais volumosas.
Por enquanto, com cerca de 10%, os índices de umidade relativa do ar têm ficado muito abaixo do que é considerado adequado para seres humanos de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Neste momento, o recomendado é que a população redobre cuidados com a saúde. O calor, a baixa umidade e as queimadas ligam o alerta para a necessidade de reforçar a hidratação e seguir uma dieta adequada.
O ideal nestes dias é consumir alimentos mais leves como folhas e frutas com muito líquido e evitar frituras e massas.