| Indea alerta para pacotes de sementes chinesas que estão chegando em Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, emitiu um alerta por causa de pacotes da China recebidos por moradores de Mato Grosso.
Na embalagem há sementes não solicitadas que chegam atrelados à diversas compras realizadas como se fossem um brinde.
Em alguns casos, até mesmo pessoas que não tenham solicitado qualquer mercadoria daquele país têm recebido estas embalagens.
Circula nas redes sociais que moradores do município de Cáceres teriam recebido os produtos.
Segundo o Indea, no caso de recebimento de pacotes suspeitos, a recomendação é que não sejam abertos e que os cidadãos mantenham as embalagens originais preservadas.
“Não plantem, manipulem, nem joguem no lixo o conteúdo e encaminhem imediatamente a embalagem, preferencialmente sem serem abertas, à unidade do Indea mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que vão tomar as medidas necessárias”, alerta o Indea.
Considerando que o material tem procedência e qualidade desconhecida, ele pode ser um potencial veiculador de patógenos ou espécies de plantas daninhas exóticas e potenciais causadores de prejuízos econômicos à sanidade vegetal.
O Indea e o Ministério da Agricultura estão articulados para evitar a introdução e disseminação de pragas.
Ambos vão encaminhar o material para análise no Laboratório Federal de Defesa Vegetal oficial.
Para mais orientações, as pessoas podem entrar em contato com o Indea Mato Grosso pelos telefones (65) 3613-6045 ou 0800 647 9990.