Impulsionado pelo agronegócio, Mato Grosso registra aumento na venda de veículos novos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A instabilidade econômica causada pela pandemia afetou diversos setores e, sem hora para acabar, ainda provoca medo.

 

No entanto, alguns segmentos começam a apresentar um significativo crescimento, como é o caso das vendas de veículos novos. O fenômeno gera otimismo, mas empresários lembram que é preciso ter cautela. 

 

Grande parte desta retomada em Mato Grosso está ligada ao segmento do agronegócio, que apresentou números acima da expectativa.

 

Outro setor que também ganhou destaque no Estado é o de motos, movimentado sobretudo pelo mercado de entregas delivery.

 

Segundo dados da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no mês passado foi observado um aumento de 33,97% nas vendas em relação a julho deste ano em Mato Grosso.

 

Em agosto foram emplacadas oito mil 195 unidades de todos os setores (automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários, entre outros), enquanto em julho o registro era de seis mil 117.

 

Os maiores crescimentos foram registrados na venda de ônibus, com 130%, motos quase 84%, e outros 82%, que incluem máquinas agrícolas.

 

O ramo de automóveis e comerciais leves ficou na última posição, com apenas 13%.

 

Contudo, em relação às vendas no ano passado, houve redução superior a 10% em todos os segmentos. No acumulado do ano, a queda ainda é expressiva, encolheu 26,48%.

Para o diretor da Fenabrave Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo, as vendas ainda são impactadas pela pandemia, principalmente pela insegurança de compra do consumidor.

"O prognóstico do segmento automobilístico local é de que o 2º semestre será favorável para vendas, mas existe ainda a preocupação com a crise na economia", ressalta Boscolo.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.