| Impostômetro mostra que mato-grossenses já pagaram mais de 33 bilhões de reais em impostos.mp3 |
Foto da manchete José Cruz | Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mesmo representando 1,25% do total arrecadado em impostos, taxas e contribuições recolhido no país, o montante pago pelos mato-grossenses atingiu, nesta terça-feira, mais de 33 bilhões de reais em tributos municipais, estaduais e federais.
O valor corresponde, em sua maioria, pela arrecadação de ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, imposto de renda e a previdência.
O valor, atualizado em tempo real, já se aproxima do total recebido em todo ano de 2021, que acumulou quase 38 bilhões de reais.
A informação está disponível no telão do Impostômetro da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso. instalado em frente à entidade, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA.
Para o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, a melhora da arrecadação tem ajudado o governo do estado a cumprir metas fiscais.
De acordo com o levantamento do Boletim da Receita Estadual, divulgado pela Sefaz, Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, o estado já soma, de receita, mais de 22 bilhões de reais, sendo que quase 12 bilhões de reais são provenientes de impostos e taxas estaduais.
Já com relação aos setores de comércio e serviços, a arrecadação do principal imposto sobre os setores, o ICMS, somou, até o dia 30 de junho, o montante de pouco mais de sete bilhões de reais.
O valor corresponde a 53% do total acumulado no 1º semestre do ano.