Imigrantes impedidos de cruzar fronteira com Peru lotam abrigos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Leandro Martins - Brasília

Parte dos 400 imigrantes que foram impedidos de entrar no Peru está retornando ao centro da cidade de Assis Brasil, no Acre, onde os abrigos municipais já estão lotados. A informação é da chefe de gabinete da Prefeitura de Assis Brasil, Ivelina Marques.

Ela explica que, para acolher os imigrantes, em sua maioria haitianos, a prefeitura está cadastrando as pessoas; e passou a utilizar uma escola pública para ampliar a assistência.

Outras 100 pessoas permanecem em um acampamento próximo à Ponte da Integração. Esse grupo, a maioria homens, decidiu ficar naquele local para pressionar pela liberação da passagem ao Peru, mas também estão recebendo assistência do município, como informa Ivelina Marques.

Devido à dificuldade para abrigar os imigrantes, na segunda-feira o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correa, decretou estado de calamidade pública, e pediu ajuda do governo federal.

Por meio de nota, nesta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores informou que tem mantido contato com as autoridades peruanas sobre a questão, e confirmou que o fechamento da fronteira é motivado pela pandemia de coronavírus.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.