| IFMT de Lucas do Rio Verde terá laboratório para fazer testes da covid-19.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Infraestrutura, Ariosto Antunes, anunciou, na última semana, durante audiência com o senador mato-grossense, Wellington Fagundes, do PL, a liberação dos recursos para o Instituto Federal de Mato Grosso fazer a implantação de Laboratório Modular no campus de Lucas do Rio Verde.
O laboratório vai permitir, no primeiro momento, a realização de testes analíticos da Covid-19 por biologia molecular RT-PCR.
A unidade vai atender uma população estimada de 200 mil habitantes dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nobres, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Sorriso e Tapurah.
O município de Lucas conta com uma grande indústria de suínos e aves que emprega mais de seis mil trabalhadores e necessitam de testagem rápida e eficiente.
“Esta é uma conquista importante, neste momento de tantas angústias, é fundamental a testagem da população e essa região não existe laboratório capacitado e credenciado pelo Ministério da Saúde para realização dessa análise”, ressaltou o senador.
O Laboratório Modular de Lucas do Rio Verde vai custar um milhão e 100 mil reais.
Ele será composto por quatro módulos habitacionais. Os equipamentos para o funcionamento já foram adquiridos pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso. Participam da parceria também empresas privadas locais e prefeitura.
Além de testar a população do norte do Estado, Wellington ressaltou que o laboratório será útil para outras atividades de pesquisa, permitindo um grande salto de qualidade para os alunos do IFMT.