| Ibama dá sinal verde para a construção da ferrovia ligando Água Boa a Goiás.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A licença para a realização das obras da FICO, Ferrovia de Integração Centro-Oeste, entre Mara Rosa, em Goiás, e o município mato-grossense de Água Boa, foi concedida, esta semana, pelo Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Com isso, as obras, do ponto de vista ambiental, estão liberadas e devem começar no ano que vem. A estimativa é que sejam investidos mais de dois bilhões e 700 milhões de reais nesse trecho da FICO.
Os 383 quilômetros da obra vão interligar o Vale do Araguaia, região produtora e em desenvolvimento de Mato Grosso, com a Ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da safra para os portos de Santos, em São Paulo, de Itaqui, no Maranhão, e, no futuro, de Ilhéus, na Bahia.
No total, o empreendimento terá obras em 12 municípios, que serão executadas pela Vale, por meio de investimentos cruzados, a partir da outorga da prorrogação antecipada do contrato da malha ferroviária paulista.
"Trata-se de uma grande notícia. Com a licença de instalação, poderemos iniciar as obras já no ano que vem. Assim, a FICO começa a se tornar realidade, ligando o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul. Mais uma ferrovia do nosso programa que sairá do papel", comemora o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
O Ibama estabeleceu uma série de demandas, contidas no Plano Básico Ambiental, o que inclui programas voltados para flora, fauna, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da qualidade da água, plantio compensatório e prevenção a queimadas, por exemplo.
O projeto da FICO é considerado um dos mais sustentáveis do programa de concessões do Governo Federal.
Nenhuma unidade de conservação será atingida pelo traçado licenciado, assim como, nenhum assentamento, nenhuma terra indígena ou comunidade remanescente quilombola dentro ou fora da Amazônia legal.