| Governo muda procedimentos para emitir a carteira de idosos. Documento pode ser digital.wav |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá já está adotando os novos procedimentos para a emissão da Carteira do Idoso após determinação do Ministério do Desenvolvimento Social.
Dentre os benefícios garantidos estão o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais.
O prazo para adequação aos novos procedimentos é de até 180 dias para organizar e implantar o fluxo e o sistema atual de fornecimento da Carteira do Idoso nos municípios.
No entanto, Cuiabá já vem aplicando o novo fluxograma.
“A Prefeitura de Cuiabá se adequou aos novos procedimentos estabelecidos para facilitar a vida dos idosos para que eles sejam contemplados com os benefícios dos programas sociais do Governo Federal”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Conforme estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o documento poderá ser emitido pela Secretaria ou pela pessoa interessada.
O pré-requisito para emissão da carteira é que o idoso esteja cadastrado no Cadastro Único.
Válido ressaltar que, só tem direito a carteira, aquele idoso acima de 60 anos que não tenha como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.
Feita a solicitação, a carteira terá numeração nacional podendo ser no formato digital ou impresso.
Para pedir a carteira do idoso acesse o site carteiraidoso.cidadania.gov.br