Governo Federal vai investir 30 bilhões de reais na construção de ferrovias.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Ministério de Infraestrutura prevê investimentos de 30 bilhões de reais para ampliar a malha ferroviária do país. Os recursos seriam obtidos por meio de concessões.
A declaração foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante o Primeiro Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na cidade de Seropédica.
"Vamos investir 30 bilhões em ferrovias nos próximos", garantiu o ministro.
O primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional, no Tocantins e Estrela D'Oeste, em São Paulo.
Para este ano, são previstas as concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins. Além da Ferrogrão, ferrovia que vai ligar a capital mato-grossense, Cuiabá, a Santarém, no Pará.
Segundo um estudo de 2018 da Fundação Dom Cabral, a malha rodoviária é utilizada para o escoamento de 75% da produção no país. As ferrovias respondem por 5,4%.
Os impactos causados pela greve dos caminhoneiros de 2018 expôs a dependência do país do transporte rodoviário e gerou um debate público sobre a necessidade de se ampliar a malha ferroviária.