Governo Federal cria pensão vitalícia para crianças que nasceram com microcefalia por causa do vírus Zika

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

 

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que concede pensão vitalícia de um salário mínimo a crianças que nasceram com microcefalia entre 2015 e 2018, em decorrência do vírus Zika.

 

Bolsonaro fez um apelo  para que o Congresso mantenha o texto da medida provisória como saiu do Planalto, para que o orçamento não seja extrapolado. A medida começa a valer na data de publicação e tem até 45 dias para ser aprovada pelos parlamentares.

“Peço aos deputados e senadores que não alterem essa medida provisória. Não façam demagogia, já que não tiveram competência ou caráter para fazer melhor em governos anteriores. Caso contrário, serei obrigado a vetar essa medida porque não posso incorrer em crime de responsabilidade”, advertiu Bolsonaro.

No Brasil, três mil 112 crianças nascidas com microcefalia no período já recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a pensão vai substituir o BPC. “As mães tinham direito ao benefício, mas não podiam trabalhar, não podiam aumentar a renda”, explicou.

Segundo o Ministério da Economia, a pensão deverá ser requerida no INSS, Instituto Nacional do Seguro Social e será concedida depois da realização de uma perícia médica que comprove a relação da microcefalia com a infecção pelo Zika vírus.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.