Governo Federal bate o martelo e confirma leilão de aeroportos de Mato Grosso nesta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O potencial do agronegócio de Mato Grosso é visto nacionalmente como o chamariz para o leilão dos quatro aeroportos do Estado, que ocorre na próxima sexta-feira, 15 de março, às 10 horas da manhã, na B3, - Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo.

O leilão envolve 12 aeroportos divididos em três blocos, entre eles o Centro-Oeste, composto pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e os regionais de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.

Sete operadoras, entre internacionais e nacionais, demonstraram interesse em arrematar os terminais estaduais. Porém, especialistas de mercado acreditam que uma empresa estrangeira arremate o bloco Centro-Oeste.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a empresa ou o investidor que arrematar os aeroportos mato-grossenses ficará responsável pela administração, ampliação, melhorias e demais investimentos nos terminais.

O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter, para anunciar o leilão dos aeroportos no Brasil inteiro. O Estado com o maior número é Mato Grosso, com quatro.

Ele divulgou ainda as projeções de preços: Cuiabá é o mais caro, com valor inicial de 539 milhões de reais; depois vem o de Sinop, 85 milhões; seguido pelo de Rondonópolis 73 milhões e Alta Floresta com preço estimado de 72 milhões de reais.

O valor total projetado do lote com os quatro aeroportos mato-grossenses a ser privatizado é de 770 milhões de reais. A concessão tem prazo de 30 anos.