Governo Federal anuncia construção de ponte na região do Araguaia ligando Mato Grosso a Goiás

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, no último fim de semana, a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-080, que vai ligar os estados de Goiás e de Mato Grosso.

Localizada no distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, Goiás, a obra vai ligar Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso a São Miguel do Araguaia, em Goiás.

 

A ponte possibilita a integração de um importante corredor de escoamento de grãos produzidos na região do Araguaia. A ligação rodoviária entre os dois estados facilitará o acesso dos produtores mato-grossenses à Ferrovia Norte-Sul, principal via de escoamento do Centro-Oeste para os terminais portuários do país.

“A ponte sobre o Araguaia é o primeiro passo que estamos dando para ligar a região produtora do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul, possibilitando escoar a carga de grãos do Centro-Oeste até os portos e trazendo um ganho logístico enorme a essa rota, que será um corredor fundamental para o desenvolvimento das economias de Goiás e de Mato Grosso”, destacou o ministro Freitas.

A construção da ponte sobre o rio Araguaia e o encabeçamento da estrutura terão quatro quilômetros de extensão. O projeto não vai interferir no ciclo das cheias e terá altura de 20 metros para respeitar o tráfego de embarcações. O valor total do empreendimento está orçado em 160 milhões de reais.

A construção da ponte sobre o rio Araguaia atende a uma necessidade crescente de transporte de pessoas e mercadorias na região. A expectativa para 2025, em Luiz Alves, é de um volume de mais de cinco mil e 600 veículos por dia.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.