Governo do Estado vai apresentar projeto limitando atuação de ONGs ambientais em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governador Mauro Mendes afirmou que vai encaminhar um projeto de lei para Assembleia Legislativa para restringir a atuação em Mato Grosso de entidades internacionais que não respeitem a Lei Ambiental Brasileira e defendam o desmatamento zero da Amazônia.

Segundo ele, o texto está em fase final de elaboração e deve ficar pronto até semana que vem.

No entanto, o projeto só será apresentado após o recesso da Assembleia Legislativa, que termina no início de agosto.

Na opinião de Mendes é preciso dar um basta àqueles que não respeitam a lei brasileira.

O governador disse ainda que não é possível ter sentado em um conselho aqui em Mato Grosso, alguém que sai por aí, no Brasil, ou mundo criticando a nossa lei ambiental.

A ideia do governador é que os representantes dessas ONGs e entidades internacionais assinem um compromisso de respeito à Lei Ambiental Brasileira para que possam participar de conselhos sobre o Meio Ambiente no Estado.

Na avaliação de Mauro Mendes, a questão do desmatamento no Brasil virou pauta internacional de entidades que culpam o agronegócio pelo aumento do desmatamento e expansão das queimadas. No entanto, o Governo do Estado é contra a ideia de Desmatamento Zero.

O projeto, de acordo com Mendes, seria uma forma de proteger os direitos estabelecidos no Código Florestal, que determina que os produtores podem utilizar 20% da Floresta Amazônica.

 “É um desrespeito colocar do seu lado alguém que está agindo como seu inimigo”, resumiu o governador.