Governo do Estado repassa recursos para garantir obras de infraestrutura em 29 municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto:

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

O Governo de Mato Grosso assinou, esta semana, 40 convênios que vão beneficiar 29 municípios e um consórcio intermunicipal do Estado com obras de infraestrutura.

Ao todo, as parcerias firmadas entre as prefeituras e a Sinfra, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, representam um investimento de 114 milhões de reais.

Os recursos serão repassados para as prefeituras, para que elas realizem obras de pavimentação urbana e drenagem, revitalização e urbanização de ruas, iluminação, ampliação de sistema de abastecimento de água, construção de espaços esportivos e manutenção de estradas e pontes.

Durante a solenidade, realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Mauro Mendes destacou a importância da formalização dos convênios e de ter as prefeituras como parceiras, para que mais obras possam ser realizadas em benefício da população.

Mauro Mendes lembrou ainda que, quando assumiu a gestão, encontrou 335 obras paradas na Sinfra e inúmeros convênios com repasses atrasados. Foi preciso fazer uma revisão em vários contratos. “Foram medidas duras que tivemos que tomar para consertar Mato Grosso”.

O prefeito de Marcelândia, Celso Padovani, que representou os municípios beneficiados com os repasses, disse que nos mais de 20 anos em que mora no município, essa é a primeira vez em que vê o dinheiro do contribuinte ser tão bem aplicado.

Para o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, os convênios são fruto do trabalho em parceria entre o Governo, as prefeituras, a Assembleia Legislativa e também a bancada federal, que destina recursos, por meio de emendas parlamentares, para a formalização dos convênios.

Entre os municípios beneficiados com os convênios estão: Canarana, Colíder, Guarantã do Norte, Guiratinga, Matupá, Mirassol D’Oeste, Querência, Terra Nova do Norte e Vera.

Além deles, o Consórcio Intermunicipal Portal do Araguaia recebeu 15 milhões de reais para manutenção e conservação de rodovias estaduais não pavimentadas da região, em uma extensão de 232 quilômetros.