Governo do Estado qualifica profissionais da segurança pública para combater os crimes de homofobia.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
No Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio, o Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia da Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou dados sobre os crimes de homofobia em Mato Grosso.
Segundo as estatísticas, Mato Grosso registrou 26 casos de crimes de homofobia e três homicídios no período de janeiro a março deste ano.
Já nos 12 meses de 2018, foram 22 mortes e 116 registros de crime de homofobia.
O objetivo do Dia Contra a Homofobia é conscientizar a população sobe a luta travada contra a discriminação e vários tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidade de gênero.
A homofobia consiste no ódio, rejeição e preconceito a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, transexuais ou Transgêneros.
“Estamos capacitando e treinando o corpo técnico para saber lidar com o crime de homofobia”, destaca o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
O Secretário lembrou que a relação de convivência das pessoas na sociedade precisa melhorar para que todos se respeitem, independentemente de cor, sexo, religião e orientação sexual. “Se conseguirmos essa harmonia, a nossa sociedade pode evoluir”, sentenciou Bustamante.
O Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia foi criado em 2016, com o objetivo de planejar, avaliar e fiscalizar a Política Estadual de Enfrentamento e Combate aos Crimes de Homofobia no âmbito da segurança pública.
Só no primeiro trimestre de 2019, 428 profissionais da segurança foram capacitados.