| Governo do Estado mandou mais de 180 mil contribuintes que não pagaram o IPVA 2019 para a dívida ativa.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Um levantamento da Procuradoria Geral do Estado aponta que 187 mil 351 contribuintes não quitaram os débitos com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, no período de janeiro a maio de 2019, e foram cadastrados na dívida ativa.
Ao todo 441 mil 509 contribuintes entraram para a dívida ativa. O não pagamento deste imposto acarreta em acréscimos de multas e juros, além de restrições no CPF e CNPJ, dificultando concessões de crédito.
“Todo contribuinte deve ficar atento as pendências de IPVA e licenciamento do automóvel, pois gera um transtorno enorme não somente para restrições de crédito, mas para casos de impedimento da circulação do veículo, já que sem o comprovante de pagamento do IPVA o cidadão não consegue fazer o licenciamento”, pontuou o subprocurador-geral Fiscal, Jenz Junior.
A taxa de licenciamento é usada para comprovar a liberação do carro para trafegar por todo o território brasileiro. A frota em circulação em Mato Grosso é de dois milhões e 100 mil veículos.
A quitação não tem descontos, mas pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito.
O contribuinte pode negociar o débito no saguão da Procuradoria Geral do Estado, pelo site da Procuradoria e unidades do Ganha Tempo em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Barra do Garças.
A inadimplência com o IPVA em 2019 já causou um prejuízo superior a 20 milhões de reais para o estado de Mato Grosso.