Governo do Estado estuda adiantar metade do 13º salário dos servidores para aquecer a economia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:

 

O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, admitiu, em Cuiabá, que o Governo de Mato Grosso avalia a possibilidade de adiantar parte do 13º salário dos servidores.

 

Os estudos levam em consideração que a injeção do dinheiro pode gerar mais consumo, reequilibrando a economia. O pagamento seria feito antes de junho. 


Segundo Gallo, se for feito o adiantamento de até 50% do 13º salário, a medida pode colocar aproximadamente 250 milhões de reais na economia mato-grossense.
 
“Toda injeção de recurso na economia, sobretudo quando está relacionado à renda de trabalhadores ou aposentados, isso é estímulo ao consumo. Acaba aquecendo quem mais sente o peso da crise, que é o comércio e os serviços”, explicou o secretário da Sefaz.  
 
Além da possibilidade de antecipar o 13º, Mauro Mendes anunciou recentemente a prorrogação do pagamento de ICMS para as empresas de Mato Grosso que estão inscritas no Simples Nacional.

 

Serão mais de 180 mil micro e pequenas empresas beneficiadas.
 
De acordo com Mauro Mendes, o ICMS que deveria ser pago agora em abril, maio e junho será prorrogado para pagamento somente a partir de julho.

 

As empresas poderão pagar de forma parcelada, em até seis vezes.