| Governo do Estado endurece medidas contra o coronavírus e proíbe festas até dentro de casas.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira, um novo decreto alterando as tabelas de classificação de risco dos municípios e restringindo ainda mais as medidas que devem ser tomadas pelos gestores, com base no sistema que aponta o índice de contaminação da Covid-19 em cada cidade.
Entre as alterações, para aqueles classificados como risco ‘alto’, o documento proíbe festas e confraternizações familiares, mesmo que dentro das residências, e orienta que os municípios adotem redução de dias e horários de funcionamento das atividades econômicas, consideradas não essenciais.
No entanto, o documento estadual inclui os serviços de advocacia como essenciais e exclui as atividades de academias, salões de beleza e barbearias.
O Governo do Estado também orientou que os municípios adotem as medidas por no mínimo 14 dias consecutivos, mesmo que durante esse período ocorra o rebaixamento da classificação.
Em caso de agravamento da situação por dois boletins informativos consecutivos, o prefeito deve adotar as medidas restritivas em, no máximo, dois dias.
Também fica estabelecido que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande adotem medidas restritivas idênticas às correspondentes ao município que obtiver classificação mais alta.
O decreto ainda aponta que a Polícia Militar deve atuar de forma ostensiva no apoio aos fiscais municipais, para garantir o cumprimento das medidas adotadas pelos prefeitos.
A classificação de risco leva em conta o índice de crescimento da contaminação da doença e a taxa de ocupação dos leitos de UTI’s, Unidades de Terapia Intensiva, em todo o Estado.