Governo do Estado distribui caixas de mel para fortalecer a apicultura em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar lançou projeto para incentivar e fortalecer a apicultura no Estado.

 

O Programa MT Produtivo-Apicultura prevê distribuição de seis mil caixas de mel a agricultores familiares e indígenas de todas as regiões do Estado em 2021.

 

A expectativa é que Mato Grosso salte das atuais 471 toneladas de mel/ano para 651 toneladas/ano.

 

O que representaria um aumento de quase 40% na produção de mel, uma vez que cada caixa deve produzir anualmente uma média de 30 quilos de mel.

 

O Estado ocupa atualmente o 14º lugar na produção nacional de mel.

 

Em uma primeira etapa, mil 500 caixas serão entregues aos apicultores. No mês passado, 100 caixas de mel foram distribuídas para produtores dos municípios de Santo Antônio do Leverger, Poconé, Barão de Melgaço e Confresa.

 

As caixas foram montadas com madeira apreendida em fiscalizações realizadas pela Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e construídas pelos presos assistidos pela Fundação Nova Chance.

 

“Para fortalecer a apicultura mato-grossense, iremos agregar nossa ação com indígenas da região do Xingu e comunidades quilombolas”, explica o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.

 

Amaral disse ainda que os beneficiados com as caixas de mel já atuam na apicultura, porém com baixa produção ou para consumo próprio.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.