Governo do Estado cria o Fundes para apoiar programas e projetos em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O Governo do Estado instituiu o Fundes, Fundo de Desenvolvimento Econômico.

O objetivo é dar apoio financeiro a programas e projetos de desenvolvimento regional e estadual e acelerar o crescimento econômico de Mato Grosso.

O novo programa é a união do Fundeic, Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial e do FDR, Fundo de Desenvolvimento Rural.

O fundo é gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e tem como gestor o Conselho de Desenvolvimento Econômico.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, disse que com o Fundes, o desenvolvimento econômico vai ser acelerado, além de viabilizar linhas de crédito especiais, estimular a produtividade nas empresas e o desenvolvimento de cadeias produtivas e que também vai propiciar investimentos na tecnificação da produção.

O Fundes é focado em desenvolver projetos para empreendedores de empresas de micro e pequeno porte, empreendedores da economia criativa, além de pequenos e médios produtores rurais.

Foram acrescentadas possibilidades de aplicação em subvenção econômica, garantia de riscos nas operações de crédito mediante fundo de aval, financiamento a produtor rural, pequenos e médios, aporte de recursos na ZPE, Zona de Processamento e Exportação, aporte de recursos para a recuperação, conservação e manutenção de patrimônio cultural e histórico com potencial destinação turística.

A operacionalização de empréstimos e financiamentos poderá ser feita pela Desenvolve MT e outras instituições financeiras, mediante contrato de parceria e cumprimento de uma série de obrigações.

A lei que cria o Fundes foi publicada em 29 de janeiro e entra em vigor no dia 15 de março.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.