| Governo do Estado cria “feriadão” de 10 dias para frear a disseminação do coronavírus.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso terá um superferiado a partir da próxima sexta-feira, 26 de março, para tentar frear a proliferação do novo coronavírus.
A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, durante reunião entre o governador Mauro Mendes e os deputados estaduais.
O Governo do Estado decidiu antecipar cinco feriados que, juntando com a Sexta-feira Santa e dois finais de semana, vão somar 10 dias consecutivos de folgas, principalmente para os trabalhadores de serviços não essenciais.
De acordo com Mauro Mendes, serão antecipados os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios.
"Estamos em uma situação muito delicada em todo o Brasil e em Mato Grosso. Só com o reforço do distanciamento social poderemos frear a contaminação e as mortes", afirmou Mendes.
Em relação ao anúncio feito na última sexta-feira, Mauro decidiu não intercalar os feriados. Ainda deu um prazo para a população se preparar para o superferiado.
Porém, até o início do feriadão, segue valendo o decreto que limita a atividade comercial e implanta o toque de recolher a partir das nove horas da noite.
O Projeto de Lei antecipando os feriados deve ser votado ainda nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa.
Na reunião, ficou decidido que, com a antecipação dos feriados, as fiscalizações serão reforçadas para evitar a circulação de pessoas. Além de policiais nas ruas, serão instaladas barreiras nas entradas e saídas de cada cidade.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que o momento exige novas medidas diante do colapso da ocupação de UTIs e aumento do número de mortes.
"Precisamos de medidas duras para impedir o contágio e desafogar o sistema. A situação está muito crítica", alertou Russi.