| Mato Grosso vai ter aumento de mortes por Covid-19 até setembro e pico da doença em agosto, segundo Governo do Estado.mp3 |
Vinícius Antônio
O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou dados preocupantes aos membros da comissão de retorno das aulas, da Assembleia Legislativa.
Ele afirmou que a previsão é que Mato Grosso enfrente problemas com a Covid-19 até janeiro de 2021, que o pico de contaminação do novo Coronavírus deve ocorrer em agosto e o número de mortes vai crescer até setembro.
Além disso, o Estado prevê o crescimento de 30% no números de mortes nos próximos dias.
Com indicadores ruins para os próximos meses, o secretário de Saúde e a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, descartam a possibilidade de retorno das aulas em curto prazo.
O presidente da comissão especial, deputado Valdir Barranco, lembrou que o período de queimadas e estiagem que a população deve enfrentar nos próximos meses pode ser mais um agravante do quadro.
Já o presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, relatou a preocupação dos gestores municipais com o retorno das atividades escolares em todo o estado.
Fraga ressaltou que os prefeitos estão preocupados com o impacto do possível retorno em agosto.