| Governo de MT entrega premiação em dinheiro para prefeituras que mais aplicaram vacinas.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso premiou, por meio do programa Imuniza Mais MT, 15 municípios do Estado em reconhecimento à boa performance de vacinação.
A entrega oficial das premiações ocorreu nesta quinta-feira, no Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, em Cuiabá.
Na primeira etapa do programa, a Secretaria de Estado de Saúde avaliou a cobertura vacinal contra a Covid-19 e Influenza, sendo entregue o valor total de um milhão e 800 mil reais às gestões classificadas.
Foram premiados os municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Torixoréu, Cocalinho, Porto dos Gaúchos, Campos de Júlio, Nova Ubiratã, Paranaíta, Jaciara, Nova Xavantina, Poconé, Campo Verde, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.
O governador Mauro Mendes parabenizou os prefeitos e profissionais da Saúde pelo empenho na vacinação em Mato Grosso.
Sonora Mauro Mendes
Concorreram ao incentivo os municípios que alcançaram mais de 80% de cobertura vacinal contra influenza e mais de 90% de cobertura vacinal contra Covid-19.
Segundo o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, o programa surgiu diante da preocupação para incentivar o aumento da cobertura vacinal, não só contra a Covid-19, mas também para outras doenças.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Os prêmios foram divididos entre cinco categorias: municípios com menos de cinco mil habitantes; municípios entre cinco e 10 mil habitantes; 10 e 15 mil habitantes; 15 e 30 mil habitantes; 30 a 60 mil habitantes e municípios com mais de 60 mil habitantes.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, o ato do governo estadual é importante não só pela premiação em dinheiro destinada aos municípios vencedores, mas pela valorização dos profissionais que se dedicaram para alcançar as metas estabelecidas.
Sonora: Max Russi
Em janeiro de 2022, vai ser realizada uma avaliação referente ao desempenho dos municípios durante todo o ano de 2021.
Os municípios com melhor performance, entre 90 e 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19, Influenza e outras doenças, vão receber selos bronze, prata, ouro ou diamante.
Para 2022, as premiações estão estimadas em um total de sete milhões 770 mil reais.