| Governo de MT considera positiva presença do Estado em feira internacional na Bolívia.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes participou da Feira Internacional de Santa Cruz de la Siera, na Bolívia.
A quadragésima quinta edição do evento aconteceu na última sexta-feira no país vizinho.
Na ocasião, Mendes afirmou que a presença do Estado na feira foi uma oportunidade para divulgar o potencial econômico de Mato Grosso ao mundo todo, já que essa é a maior feira da América Latina.
Ele destacou ainda que o objetivo foi mostrar as potencialidades mato-grossenses e aquilo que pode atrair de investidores.
Durante a agenda, além da feira, o governador e a comitiva se reuniram com autoridades locais, visitaram a Universidad de Aquino Bolívia e assinaram termos de cooperação para fortalecer a relação com a Bolívia, país que já tem boa relação comercial com Mato Grosso, a exemplo do fornecimento do gás natural.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, houve avanços em muitos projetos conjuntos, especialmente na área comercial.
Ele disse que aconteceram conversas sobre investimentos de empresas bolivianas em Mato Grosso e que foram firmados acordos de intercâmbio de conhecimento entre universidades.
O governador articulou ainda uma ponte aérea que deve ligar Cuiabá a Santa Cruz de la Sierra. A empresa Amaszonas by Nella está sendo regulamentada para operar no Brasil e Mato Grosso se colocou à disposição para que definitivamente seja implementado o trecho entre capital do Estado e a capital da Bolívia.
Na área de Cultura, Esporte e Lazer, as tratativas com a secretaria local foram "extremamente positivas", de acordo com o secretário Beto Dois a Um. Segundo ele, os participantes da feira ficaram impressionados com o projeto Olimpus, no Esporte, e querem implementar algo parecido na Bolívia.