Governo adia cobrança de quarentena de viajantes não vacinados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasi

Por Graziele Bezerra - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil vai adiar em uma semana a cobrança da quarentena para viajantes não vacinados, que desejam ingressar no país. O motivo? O ataque cibernético a sites, aplicativos e sistemas do Ministério da Saúde, nesta madrugada.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou que brasileiros que já estejam em viagem no exterior não podem ser prejudicados por não conseguirem baixar documentos que comprovem a vacinação contra covid-19.

O ataque também afetou o sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19.

A partir de sábado, dia 18, portanto, viajantes que queiram ingressar no Brasil terão que apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19, sendo que a aplicação da última dose ou da dose única deve ter acontecido pelo menos 14 dias antes do embarque.

Também será exigido teste RT-PCR negativo realizado até 72 horas antes ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes.

Os passageiros não vacinados, além de apresentarem os resultados dos testes, precisam passar por uma quarentena de cinco dias na cidade listada como destino final na Declaração de Saúde do Viajante. Ao final da quarentena, um novo teste RT-PCR ou antígeno será exigido. Se o resultado seja positivo, o passageiro segue em quarentena. Caso dê negativo para covid, ele poderá circular normalmente pelo país.

Edição: Rimack Souto / Nathália Mendes

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.