Governador veta projeto que prevê doação de absorventes para alunas de baixa renda do ensino público

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

O governador Mauro Mendes vetou integralmente o Projeto de Lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes em escolas públicas estaduais.

 

O projeto foi apresentado em 2020, pelo deputado já falecido Silvio Fávero e o veto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira. 

 

O projeto criava o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos no Estado, assegurando o fornecimento de absorventes higiênicos para as alunas da rede pública de ensino, visando a prevenção e riscos de doenças, bem como a evasão escolar.

 

“Disponibilizar nos banheiros das escolas o acesso gratuito e ao alcance de quem necessitar é fundamental, pois absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Portanto, deve fazer parte do orçamento das unidades escolares”, justificou Sílvio Fávero à época. 

 

No veto, Mendes afirma que a proposição é inconstitucional por não apresentar estudo e previsão de impacto orçamentário.

 

Mendes ressaltou ainda que “o projeto de lei pode impactar negativamente o orçamento público do Estado”.

 

Por outro lado, a deputada Estadual Janaina Riva, do MDB, lamentou a decisão do governador. A parlamentar garantiu que pretende derrubar o veto na Assembleia Legislativa.  

“A questão da pobreza menstrual não se trata de supérfluo, é uma condição mensal inerente às mulheres, que não podem escolher essa situação ou não. Mesmo diante da negativa, vou lutar pela derrubada do veto junto aos meus colegas, tão logo o recesso parlamentar chegue ao fim e as sessões retornem”, garantiu Janaina Riva.  

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.