| Funcionários dos Correios decidem entrar em greve, mas paralisação só começa no dia 17.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Os 36 sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios, incluindo o de Mato Grosso, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada em assembleia geral realizada no último fim de semana.
No entanto, houve uma alteração na data. Ao invés desta terça, a greve terá início no próximo dia 17.
Os trabalhadores estão mobilizados contra a privatização da empresa, por concurso público e pela manutenção do Acordo Coletivo 2019/2020.
Houve uma rediscussão no calendário nacional pela unificação das datas entre todos os 36 sindicatos dos trabalhadores nos Correios do país.
Existiam duas datas. Greve começaria neste dia quatro de agosto ou no dia 17.
O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios em Mato Grosso defendia o início da greve nesta terça-feira, mas foi voto vencido.
No início de julho, os trabalhadores foram surpreendidos pela decisão do presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, de retirar direitos da categoria.
Os sindicalistas reclamam da retirada de “70 direitos” do acordo coletivo, que tem vigência de dois anos.
Os trabalhadores dos correios reclamam de diminuição de 30% no valor do adicional de risco, corte no vale-alimentação, licença maternidade de 180 dias e auxílio-creche.
Nos próximos dias o STF, Supremo Tribunal Federal, julgará se a empresa será obrigada ou não a respeitar a vigência do Acordo 2019 a julho de 2021.