| Foto cadastrada no sistema do Detran, pode ser usada para renovar a CNH.mp3 |
Vinícius Antônio
A partir de agora, os motoristas que realizarem o processo de renovação da CNH, Carteira Nacional de Habilitação, por meio do aplicativo MT Cidadão, terão o aproveitamento da sua foto pessoal já cadastrada no banco de dados do Detran, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso.
A decisão da Autarquia, de caráter temporário, visa facilitar a vida do cidadão que precisa renovar o documento neste momento de distanciamento social e fechamento temporário de 17 unidades do Detran no Estado, em razão da pandemia da Covid-19.
Para o aproveitamento da imagem, a regra é que a foto tenha no máximo seis anos de registro no cadastro do Detran, em razão das mudanças faciais das pessoas ao longo dos anos.
Até então, o condutor conseguia realizar os procedimentos para a renovação pelo aplicativo, com exceção da foto, que ainda era necessário ir à alguma unidade do Detran-MT para fazer a coleta da imagem.
Com a decisão do Autarquia, o cidadão poderá fazer todo o procedimento para a renovação da CNH através do aplicativo, sendo necessário o deslocamento apenas para a realização do exame médico.
O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que a Autarquia vai criar um canal de comunicação para que os motoristas que não possuem o e-mail cadastrado junto ao Detran-MT possa informar o seu CPF e e-mail.
Segundo ele, esse procedimento vai possibilitar o envio, ao e-mail do motorista, da sua CNH digital.
A renovação da CNH só é necessária para os motoristas que estão com o documento vencido antes do dia 19 de fevereiro de 2020, conforme a deliberação 185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito, que estipulou prazo de validade indeterminado para as CNHs vencidas a partir dessa data.