Fórum debate medidas para MT atingir o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

As entidades que compõem a Equipe Gestora Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa em Mato Grosso realizam, nesta quinta-feira, das oito horas da manhã até o meio dia, 4º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa em Mato Grosso. 

No Fórum serão debatidos os principais benefícios, desafios e oportunidades do Plano Estratégico, mais especificamente a retirada da vacinação contra a febre aftosa, tanto para o pecuarista como para toda a cadeia produtiva da carne.

Em maio deste ano, parte de Mato Grosso, participante do Bloco I do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, foi reconhecida pela OIE, Organização Mundial de Saúde Animal, como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Entre os municípios estão Rondolândia e partes de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

A meta do programa é que todo o Estado seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação.

As entidades que fazem parte da Equipe Gestora Estadual estão trabalhando ativamente para fortalecer o sistema de defesa sanitária animal do Estado.

Outro objetivo do Fórum é esclarecer dúvidas dos setores envolvidos na cadeia da carne e estreitar o bom relacionamento entre o produtor rural e o serviço de defesa animal, já que ambos são considerados importantíssimos no processo de certificação de Mato Grosso como livre de febre aftosa sem vacinação.

O evento terá dois painéis. No primeiro serão abordados os temas relacionados ao cenário nacional do Plano Estratégico, a experiência de estados que já estão livres sem vacinação e a conjuntura internacional do mercado da carne bovina. 

O segundo painel vai tratar de assuntos sobre a vigilância sanitária, ações emergenciais em caso de foco e perspectivas das ações do Plano Estratégico 2017-2026 em Mato Grosso.

O Fórum será on-line, transmitido ao vivo pelo canal da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, no YouTube.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.