Festividades de fim de ano devem gerar 1.800 empregos temporários no comércio mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, estima que mil e 800 empregos temporários serão criados na capital e no restante de Mato Grosso nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

O aquecimento do mercado de trabalho se deve ao aumento na movimentação de clientes e vendas para grande parte das empresas, que buscam reforçar o quadro de colaboradores para atender a demanda do período.

Somente em Cuiabá, a projeção é de 340 vagas de curta duração disponíveis, quase 20% do total do estado, e a maioria delas será aberta nos setores de comércio e serviços.

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o período das festas de fim de ano é fundamental para o desenvolvimento econômico da capital por trazer oportunidades de crescimento para empresários e trabalhadores.

Junior destacou que cerca de 26% dos temporários são efetivados ao fim do vínculo inicial previsto, o que resulta em mais estabilidade e previsibilidade de renda. “Ou seja, todo mundo ganha”, reforça o presidente da CDL Cuiabá.

A maior parte dos postos provisórios de serviços é ocupada por profissionais em busca de complemento de renda e, principalmente, jovens que almejam adquirir experiência para ingressar no mercado de trabalho.

Ao todo, serão 110 mil vagas temporárias criadas no país em 2024, 16,1% a mais no comparativo com o mesmo período do ano passado.