FESTAS. Pesquisa aponta que 63% dos mato-grossenses pretendem celebrar Natal ou Ano Novo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Rovena Rosa/Agência Brasi

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O entusiasmo dos consumidores de Mato Grosso com as festas de fim de ano deve promover um impulso significativo na movimentação econômica. 

É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso, que demonstrou que a maioria dos mato-grossenses, 63%, pretende comemorar pelo menos uma das festas. 

Com o incremento, as compras de Natal devem injetar na economia do estado 212 milhões de reais. 

Sendo que cada família deve movimentar em média 857 reais só com a ceia natalina. 

Outro dado trazido na pesquisa aponta que 53% dos entrevistados vão comprar mais que em 2024. 

Cada consumidor deve gastar com os presentes de Natal cerca de 417 reais. 

O levantamento do estudo buscou compreender, analisar e informar as expectativas e tendências dos consumidores e contribuir com o aprimoramento das estratégias de varejo e as experiências de compra. 

Para a gerente da Regional Sudeste do Sebrae Mato Grosso, Érika dos Santos Silva, o fim de ano é uma oportunidade de ouro, especialmente, para os pequenos empreendedores, pois com estratégias eficientes de bom atendimento, promoções atrativas e qualidade nos serviços e produtos oferecidos é possível fidelizar o cliente. 

Ela destacou que esse é um período estratégico para quem empreende. O consumidor está mais aberto a conhecer, experimentar e comprar. 

Ainda de acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados já confirmaram que vão comprar presentes, e 35% ainda estão indecisos. 

Entre os itens com maior intenção de compra estão: roupas, com 79%, brinquedos 52%, perfumes, representam 34%, alimentos e bebidas, são 31%. 

As lojas físicas seguem na preferência de 42% dos clientes consultados, mas o modelo híbrido que mistura a busca de produtos de forma presencial e online agrada 39% do público pesquisado.