Festas de fim de ano elevam expectativa de consumo das famílias em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria FecomércioMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

Não é novidade que o período de fim de ano sempre muda o comportamento dos consumidores. 

A pesquisa que ajuda a revelar isso é a Intenção de Consumo das Famílias, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Os dados de outubro trouxeram mais um aumento nos seus índices, fazendo com que a pesquisa atingisse 107,1 pontos e anotasse a quarta alta consecutiva. 

A elevação no período já soma 3,18% quando comparada a junho deste ano, quando registrava 103,8 pontos. 

Apesar das recentes melhorias, a movimentação por parte das famílias está menos intensa no comparativo com outubro do ano passado, uma vez que a pontuação atual está 8,9% menor, à época, registrava 117,3 pontos. 

O presidente da Fecomércio Mato Grosso, Wenceslau Júnior, destacou o bom momento vivido no Estado, mas ainda demonstrou preocupação com o cenário nacional.  

Em relação à situação atual do emprego, 49,3% dos entrevistados acreditam estar mais seguros atualmente em comparação ao mesmo período de 2024. 

Quanto à perspectiva profissional, 57,3% esperam alguma melhora nos próximos seis meses. 

Em relação à renda atual, 52,4% afirmaram possuir uma renda familiar melhor que a de outubro do ano passado. 

Sobre a situação atual de crédito, a proporção das famílias que disseram estar mais difícil obter empréstimo ou crédito para compras está em 39,3%, maior do que os 34,3% que consideraram estar mais fácil. 

Acerca do nível de consumo atual, a maioria das famílias, ou seja, 50,7%, reduziu a quantidade de compras, enquanto apenas 34,8% afirmaram estar consumindo mais.