| Fechamento de bares e restaurantes pode desempregar 10 mil pessoas em Cuiabá.mp3 |
Por Sapicuá Rádio News – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Uma pesquisa realizada pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2020, em todo Brasil, aponta que os bares, restaurantes e congêneres foram os mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do coronavírus.
Em Mato Grosso, muitas empresas fecharam as portas e cerca de 10 mil pessoas vão perder o emprego.
De acordo com a presidente da Abrasel Mato Grosso, Lorenna Bezerra, antes da pandemia existiam 20 mil CNPJs no setor de alimentação, porém, 10% deles não conseguiu reabrir no primeiro momento, e a previsão é de que 40% dessas empresas vão fechar as portas definitivamente, desempregando aproximadamente 10 mil pessoas.
De acordo com a pesquisa, na região Centro Oeste, 67% dos estabelecimentos dizem que o faturamento está abaixo do esperado.
Do total, 56% dizem que, com este faturamento, o balanço no próximo mês será negativo. Destes, 32% preveem levar seis meses para reequilibrar o caixa.
Ainda conforme a pesquisa, no Centro Oeste, 77% dos empresários tentaram empréstimos financeiros, porém, 43% desse total não conseguiu o auxílio, sendo que 21% dos que tiveram empréstimo negado, não receberam qualquer justificativa sobre o motivo da não aprovação.