| Famílias com direito ao desconto na conta de luz ainda não recebem o benefício.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis lideram o ranking de cidades com o maior número de famílias que têm o direito da Tarifa Social na conta de energia, mas ainda não recebem o desconto na fatura.
A lista, divulgada pela Energisa, faz o cruzamento dos dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e os da distribuidora.
Em 2022, o cadastro na Tarifa Social passou a ser feito automaticamente pelas distribuidoras de energia do país.
Segundo a supervisora comercial da Energisa Mato Grosso, Fabiana Santana, o principal problema é quando o benefício está no nome de uma pessoa e a conta de luz no nome de outra.
Nesse caso, o cliente só precisa informar que, naquele imóvel, tem um beneficiário do programa social.
Ao todo, são mais de 176 mil famílias mato-grossenses que podem receber o desconto de até 65% na fatura de energia, mas por conta dessas divergências cadastrais ainda não recebem.
A supervisora explica que, nessa situação, o cliente deve procurar a distribuidora.
Pelos dados da Energisa, Cuiabá tem mais de 30 mil consumidores com direito a Tarifa Social, Várzea Grande mais de 23 mil, Rondonópolis quase 12 mil, Sinop e Cáceres tem cinco mil clientes cada um.
Ela disse ainda que apesar de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis estarem à frente das outras cidades, todos municípios mato-grossenses tem consumidores que têm o direito, mas não estão recebendo.
Tem direito a Tarifa Social, famílias indígenas ou quilombolas, inscritos no Cadastro Único, o CadÚnico, com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa e famílias inscritas no BPC, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
Para mais informações sobre o benefício da Tarifa Social, acesse o site www.energisa.com.br, ou ligue 0800 646 4196